CONTRATO SOCIAL



Nos tempos primórdios, o que valia era a palavra. Interessante pensar e tentar imaginar como seria um acordo “de boca” sem nada assinado, formal e tal. As pessoas acreditavam fielmente na palavra dos companheiros e até mesmo dos inimigos! Não existia um ser soberano que mandava e desmandava... que ditava as leis e punia as pessoas pela transgressão das leis... Bastava a palavra...e, se por algum acaso, acontecesse algo desagradável, teria um acordo comum entre o povo e, assim, sairia desse acordo uma punição.
Como foi que isso mudou???
Ao sentir a necessidade de ter alguém justo para ditar as leis e julgar o transgressor, sistematizar e organizar o local onde vivia, o povo abriu mão de sua “liberdade” e resolveu entrar em um acordo comum em creditar nas mãos de um ser “soberano” a sua vida in tottum (termo latim que não sei se existe...hahahha). Esse ser soberano teria que ser alguém de vida ilibada... e ainda acreditavam que era uma pessoa mandada por deus! Assim, a sociedade deveria conhecer a autoridade desse ser, saber as regras e obedecê-las. E assim surgiu o Absolutismo Monárquico... uma república... hã??? República??? Claro...a monarquia é uma república, pois existe um estatuto geral, que é o que Rousseau chama de leis.
Além do rei (nobreza), existia a Igreja (clero) que andava junto ao rei coordenando essas leis.
Mas aí, começou a complicar, pois as leis só valiam para o povo. Os impostos eram absurdos, coisa do tipo que os pobres não poderiam pagar nem juntando todo o dinheiro que possuíam. E o que acontecia, então?? O rei mandava confiscar as propriedades, ou seja: não pagou, perdeu a casa!
A partir de então o povo começou a se rebelar. E foi aí que surgiram as revoltas liberais que, dentre elas, vale ressaltar a Revolução Francesa. Acredito que foi a partir de então que surgiu a tal da lei do direito à propriedade privada, que ninguém pode invadir ou pegar para si.
Mudou muita coisa, e uma das mais significativas mudanças foi a dissociação de Estado e Igreja. O Estado se tornou laico, sem influência direta da Igreja. Não deveria ser estabelecida uma religião, mas a lei iria agir para banir qualquer religião que seja socialmente prejudicial.
E o que o contrato social tem a ver com tudo isso?
O contrato social é um acordo que existe ente o povo para escolher a autoridade e ficar cientes que deverão obedecer as regras estabelecidas para o bem comum de todos. Porém, isso é uma utopia, pois requer um Estado ideal que garante direitos iguais a todos os cidadãos.
Rousseau, em seu livro Do Contrato Social, procura um Estado parecido com o que o povo deseja e longe da corrupção, onde o poder está nas mãos do povo representado pelas autoridades políticas encolhidas pelos próprios cidadãos. Rousseau afirma que o homem é a sociedade e eles estão ligados um ao outro por um pacto sortido de princípios, direitos e deveres. Deveres e direitos que deverão ser iguais a todos sem nenhuma distinção de raça, cor, poder econômico ou outra coisa, isso não importa, o que mais vale é a igualdade e liberdade entre um contrato de direitos iguais pra todos.

Ana Raquel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Almas Gêmeas

15 de marco 2009 (domingo)

21 de Decembro de 2009 (segunda feira)