A alienacao e a roubalheira comecaram foi cedo!

Voces ja ouviram falar dos oraculos de Delfos da Grecia? eh o seguinte: muito, mas muito antes de Cristo,e ate depois dele, o povo gostava de inventar historinhas bestas para dar explicacao a todos os acontecimentos inexplicaveis; para mim as historias nunca foram bestas, acho que eram formas de se "aliviarem" e se conformarem com uma explicacao para certas coisas. A essas historias dava-se o nome de mitos. A proposito, quem gostava de explicar os acontecimentos atraves de mitos eram, principalmente, os filosofos.
Tudo bem.... os gregos, alem de gostarem de explicar as coisas atraves de "mentiras", acreditavam em destino, acreditavam em predestinacao. Quem podia dizer e comentar sobre o destino desse povo era o oraculo de Delfos.
La em Delfos tinha uma corte de sacerdotes. Esses sim, mas esses sim era os ladroes de verdade!!! Eles sabiam, tinham consciencia de que inventavam o destino do povo! E ainda por cima, pediam uma fortuna para revelar o destino do povo! E tem outra: o deus o oraculo, Apolo, precisava de alguem (intercessor) e esse "alguem" eram meninas, ou seja, eles (os sacerdotes) escolhiam a mais bela adolescente virgem para ser a "sacerdotisa". O que acontecia... ai que do das menininhas virgens!!!
Para receber informacoes do seu futuro, a pessoa tinha que marcar a audiencia com antecedencia. mas por que nao podia ser na hora? oras! Porque os sacerdotes nao teriam tempo de embebedar a menininha... isso mesmo, vc leu direitinho... dar cachaca... pinga... Pois eh... eles davam alcool para a "virgem" e, assim qeu ela ficava bebada, naquele estado de transe, ela estaria prontinha para recber as informacoes que Apolo tinha a dizer sobre o destino da pessoa. Alem disso,a garota falava em codigos, falava algo incompreensivel (afinal, quando se esta bebado nao se fala muita coisa que de para entender) e assim precisava de "interpretacao" mediada pelos sacerdotes, os ladroess, pedofilos e mentirosos. O que??? pedofilos??? eh sim... alem de ladroes e mentirosos, era sim pedofilos. Pq eh que vcs acham que eles intimariama adolescente mais bonita e virgem para ser a mediadora do deus Apolo? Claro que era para se aproveitarem e se apoderarem sexualmente da coitada! POde-se ver isso nitidamente no filme 300 quando o rei Leonidas foi ate o oraculo para saber sobre a guerra. E muito depois a historia do filme continua e os "nao idiotas" perceberam que os sacerdotes interpretaram errado, perceberam a mentira existente em tudo isso. e isso so ocorreu pq Leonidas nao escutou Apolo. Ele ousou ir a guerra mesmo escutando da boca dos sacerdotes que Esparta seria massacrada pelos Persas se eles forem guerrear.
E foi la no templo de Delfos que surgiu o famoso "conhece-te a ti mesmo". Ela mais uam frase alienadora, que lembrava aos homens que eles nao passavam de meros mortais e ainda que quisessem, nao poderiam fugir do seu destino!!!! ohhhh
E assim, toda essa alienacao e roubalheira continuam ate hoje, nao dessa forma. Mas cada politico (digo politico por ser alguem que tenha poder sobre o Estado) tenta implantar o que quer que seja para tirar o maximo de proveito de tudo.
Vamos abrir os olhos e nao aceitar o que ha de errado no governo, nao deixar que o erro persista e que se torne certo por ser tao comum. Lembro-me muito bem o que aconteceu no estado do Maranhao (meu querido estado nordestino) apos a posse do ex governador cassado Jackson Lago. Apos a sua posse, ele fez muita coisa errada e quis implantar os erros no seu seu proprio governo mesmo sabendo que estava tudo errado. O povo nao deixou barato! Teve greve em tudo no estado: de onibus, policia, professores, de todo tipo de funcionario publico. Ate que ele - o governador - foi cassado e uma menos ruim, Roseana Sarney (filha do nosso ex presidente), ficou no lugar dele.
Nao existe um com poder nas maos que seja 100% nobre e inicorrupto (pelo menos nao vi nenhum ate hoje). Acredito que o poder corrompe mesmo nao querendo acreditar. Mas acredito no dia em que teremos politicos merecedores do nosso respeito e confianca.
Esperancosamente,
Ana Raquel Melo Cutrim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Almas Gêmeas

15 de marco 2009 (domingo)

21 de Decembro de 2009 (segunda feira)